CENA HÍBRIDA SEG01NOV

CENA HÍBRIDA 01NOV COM JAIRO KLEIN

Esta edição do programa tratou de contação de histórias, atividade que há anos é uma das atrações da Feira do Livro de Porto Alegre e que em 2021 é a única ação presencial no evento que está acontecendo na Praça da Alfândega desde a última sexta-feira.

A equipe de contadores de histórias desta 67ª Feira do Livro conta com um time que está há anos na estrada fazendo isso: Barbara Catarina, Carmem Lima e Arthur Cortês, além do arauto oficial do evento, que é vivido pelo ator Jairo Klein.  Ele esteve aqui na rádio nesta segunda para falar um pouco da rotina da Floresta Encantada Petrobras, projeto que possibilita as contações de histórias que estão acontecendo diariamente na área infantil da Feira do Livro, com atividades voltadas para primeira infância. Até 15 de novembro, serão quatro apresentações por dia, que ocorrem no espaço lúdico, onde gnomos, fadas e seres fantásticos dão voz aos personagens destas histórias.

O tema desta edição da área infantil é A Poesia Pede Passagem. A ação tem patrocínio da Petrobras Cultural para Crianças, com objetivo de incentivar a nova geração de leitores. O trabalho desenvolvido conta com cenografia e figurinos de Silvia Canto e produção de Roze Paz, sob a coordenação de Sônia Zanchetta.

Além de nos falar um pouco deste universo armado para alegrar a criançada, nosso convidado também nos deu um feed back do que está rolando no presencial da Praça da Alfândega. Em formato mais enxuto, a Feira deste ano conta apenas com 56 bancas de livros, mas está bombando. Sedentos de vontade de ler, interagir e frequentar esse que é um dos espaços culturais mais tradicionais da cidade, adultos e crianças estão marcando presença. É claro que para isso, todos os protocolos sanitários de combate e prevenção à disseminação da Covid-19 estão sendo implementados.

Mas para quem ainda não se animou a sair de casa para circular em meio ao povo, tem a alternativa de assistir as contações de histórias pela internet, pois tudo estará sendo transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do evento. Aliás, há uma série de atividades que estão disponíveis apenas em formato on-line, lembrando que a Feira do Livro deste ano está ocorrendo de forma híbrida. Dito isso, só posso completar afirmando que é sempre uma emoção quando falamos desta retomada ao presencial, ainda que lentamente, mas que também significa a retomada do trabalho dos artistas e a retomada da nossa oferta cultural, tão necessária para seguirmos em frente neste país de atrocidades diárias cometidas pelo desgoverno do inominável.

Lembrar aqui que a arte nos salva, isso já é clichê. Então, chega de texto, porque para saber mais sobre o nosso bate-papo vocês vão ter que nos escutar, afinal é para isso que é feito o programa. Sendo assim, apertem o play e venham com a gente! Por hora, só posso desejar um lindo feriado pra todxs. Até a próxima segunda! Beijas!

Leave a reply