CENA HÍBRIDA COM KALISY CABEDA E ANILDO BÖES
No programa desta segunda-feira (29/08), dois integrantes do premiadíssimo Grupo Cerco vieram divulgar a oficina de Montagem Teatral Aperitivos Cênicos, que vai oportunizar a todxs que se interessem pelas artes de palco a degustarem da experiência da criação teatral a partir de textos dramáticos.
Durante o bate-papo, nossxs entrevistadxs - a atriz, dançarina, diretora e professora Kalisy Cabeda e o ator e professor Anildo Böes – explicaram que a proposta é fazer um trabalho extensivo (com três meses de duração), para que seja viável que a turma realize uma apresentação com textos curtos de autores como Bertold Brecht, Millôr Fernandes, Pablo Katchadjian e Tennesse Williams, em torno do tema Liberdade e seus desdobramentos.
Nos encontros, que ocorrerão das 19h às 21h30min de segundas e quartas-feiras, durante o período de 12 de setembro a 14 de dezembro, serão trabalhados exercícios de preparação corporal e vocal, improvisação, estudo dos textos dramáticos, criação de personagens e, por fim, a apresentação da peça, que será aberta ao público.
Ao todo, serão 60 horas de aulas e mais dois ensaios extras, destinados ao ensaio geral da montagem teatral resultante do trabalho. Tudo isso vai acontecer na sede do Grupo Cerco (rua Riachuelo, 579, no Centro de Porto Alegre), e para se inscrever na oficina basta procurar o nome do coletivo nas redes ou entrar em contato pelo fone/whats (51) 98458.9238.
De acordo com os artistas, a proposta da oficina é ideal para quem já tem algum contato com o fazer teatral, mas não tem necessariamente como meta se tornar ator/atriz. Como elxs explicam na conversa que vocês podem acessar no link abaixo, trata-se de uma forma de se conectar com outras pessoas através de jogos teatrais (e as consequentes trocas intelectuais e afetivas); de trabalhar o autoconhecimento, soltar o corpo, a voz, a criatividade; e refletir sobre temas importantes para a humanidade de uma forma lúdica.
Enfim, para aprofundar o assunto conversamos por uma hora e desta entrevista surgiram mais informações que podem contribuir bastante no entendimento do que significa este projeto da dupla, bem como viabilizar que vocês conheçam melhor a trajetória de ambxs e do próprio Grupo Cerco. Para que isso aconteça, é fácil: aperta o play e #excutanóix! Bjinhs!
Por Adriana Lampert
Apoio: Meme Estação Cultural
Podcast: Play in new window | Download