Sign in / Join

CENA HÍBRIDA SEG19DEZ

CENA HÍBRIDA – SEG 16DEZ – COM CAROLINE GARCIA

Nesta edição, a dançarina Caroline Garcia veio divulgar a Taranta, uma vivência de final de ano destinada exclusivamente a mulheres, que vai ocorrer nesta sexta-feira (23), das 20h às 22h, no D´Alma Centro Cultural (Fernando Machado, 43 – Centro). O valor do investimento é simbólico (R$ 15,00) e as inscrições podem ser feitas via whatsapp (51- 8323.6437).

Usando a musicalidade da Pizzica Salentina, a Taranta é uma dança originada no sul da Itália durante a Idade Média, que até hoje é utilizada pelos povos ciganos que habitam a região da Puglia e Salento para ritos de exorcismo e benzeduras.

Isso porque, segundo nossa entrevistada, o ritmo da Pizzica Salentina tem uma intensidade que conduz quem dança a uma espécie de expansão da consciência (em determinado momento não há mais “controle” do corpo, apenas o fluxo).

Além de contar histórias em torno desta tradição e revelar um pouco de como é a vida dos ciganos naquele país, durante o bate-papo nossa entrevistada ainda nos listou uma série de curiosidades a respeito da Taranta, que foi “descoberta” durante trabalhos de cura em mulheres picadas por tarântulas (as aranhas), e que, por conta disso, acabavam desenvolvendo histeria.

Caroline também explicou que – sob um olhar mais contemporâneo – essa dança vem sendo utilizada justamente para a reconexão com o feminino. E é este o objetivo do evento de sexta-feira, que ainda pretende provocar nas participantes um revigoramento e limpeza energética através da musicalidade, movimentos e tonicidade corporal desta tradição. Por não ser um evento técnico, não há necessidade de se ter experiência em dança para participar desta vivência. Para saber mais, aperta o play no podcast abaixo e #excutanóis!

PS: Por hora, era isso queridxs. Estaremos de recesso nas próximas semanas. Cena Híbrida volta em 2023 com novxs convidadxs e muitas novidades, pois será um ano de efervescência nas artes cênicas. Desejamos a todxs um final de ano leve e uma virada repleta de boas vibes. Até logo menos!

Por Adriana Lampert

Leave a reply