FUNDAMENTAL Retrospectiva 2012. Ter08jan: 'Rebirth' JIMMY CLIFF

Patrimônio universal da música, JIMMY CLIFF andava bem acomodado em sua carreira de reggae-star, sempre investindo no pop jamaicano de fácil assimilação.

Até ele receber o chamado selvagem de um punk...

Uma boa analogia é comparar a mudança de rumo na carreira de Cliff com 'Rocky 3', a seqüencia mais popular da série cinematográfica de SYLVESTER STALLONE, aquela em que ele luta com o B.A. do Esquadrão Classe A.

Vivendo uma vida de bajulação e riqueza, Rocky perde a jinga e seu comparsa boxeador Apollo Creed tem que trazer ele de volta às ruas pra que o contato com a realidade nua e crua devolva a astúcia e malandragem esquecidas.

Talvez JIMMY CLIFF não estivesse vivendo financeiramente tão bem quanto o personagem lutador. Certo é que artisticamente, o músico jamaicano aparentava não ter mais à oferecer a não ser o feijão com arroz sem tempero de sempre, como vinha fazendo desde sua fase 80's reggae night.

Aí acontece de TIM ARMSTRONG, punk fanático por ska, rock steady e reggae e apaixonado pela história dos ritmos jamaicanos, chegar pra fazer o papel de Apollo Creed nessa história.

O homem de frente do RANCID levou JIMMY CLIFF pro estúdio, injetou a vibe 'You Can Get It If You Really Want' em seu cerne e reabriu o 'Olho Do Tigre' do lendário músico trazendo sua sonoridade de volta à Kingston perigosa, maliciosa e selvagem.

JIMMY CLIFF Rude Boy 2012

Os trabalhos iniciados em 2011 com o ep 'Sacred Fire' mostrava aos habituados com os sorrisos, simpatia, palmas e saltos positivamente vibrantes de Cliff que ele tava de volta armado e nada a fim de brincadeira.

JIMMY CLIFF Sacred Fire  2011

'Rebirth', o disco de 2012, confirmou a habilidade de produtor de Armstrong e a capacidade de Cliff de produzir música compatível com o melhor do que ja foi concebido pelo rock jamaicano.

Fora o single 'One More'. Que música! Que letra!

JIMMY CLIFF, além de testemunha ocular presencial de toda a trajetória da música jamaicana, do rude boy ao reggaeton passando pelo rastafarismo, foi (é) também protagonista dessa história. Teve uma merecida virada de página em sua carreira com um dos melhores discos lançados em 2012.

JIMMY CLIFF 2012

'Rebirth' e 'Sacred Fire' na íntegra, por volta das 23h desse fim de noite de ter08jan, na prog da DINAMICO FM!, logo após o horário em que deveria ter rolado o FOLK TIME e Drops BALONÊ.

Leave a reply

Web by: DELTA