Diário De Bordo (semana 1-mar)

[separator]
07/03

FUNDAMENTAL sex07mar CLAUDIA LENNEAR Phew 1973

CLAUDIA LENNEAR Phew 1973

Sex appeal e talento de sobra.
Iniciou como uma das IKETTES, as backing vocals dançarinas de IKE & TINA TURNER.
Logo tava acompanhando nomes como JOE COCKER, HUMBLE PIE e GEROGE HARRISON entre outros.
No início dos 70's resolveu investir na carreira solo. Deixou pra posteridade essa pequena obra de rock & soul chamada 'Phew!'. Na época, um absoluto fracasso comercial, logo, fracasso popular.
No oscarizado documentário '20 Feets From Stardom' ela é uma das artistas retratadas. Aparenta ser uma das que saiu mais lesada do jogo sujo chamado show business.
'Phew!' é um discaço de swing, balanço, guitarras gemendo soul e psicodelia e a potente e envolvente voz de CLAUDIA LENNEAR sensualizando à frente de tudo.
Entre os músicos presentes estão RY COODER (guitarra), JIM KELTNER (bateria) e ALLEN TOUSSAINT (backing vocal).

1 It Ain't Easy / 2 Sing With Children / 3 Sister Angela / 4 Not Atall / 5 Casey Jones / 6 Goin' Down / 7 From A Whisper To A Scream / 8 Everything I Do Gonna Be Funky / 9 What'd I Do Wrong / 10 Goin' Down (reprise)

Na íntegra, às 23h, na DFM!

Em 1974, na Playboy de agosto, a cantora exibiu outras qualidades.

Claudia Lennear Playboy august 1974

[separator]

06/03

FUNDAMENTAL qui06mar JULIO RENY & EXPRESSO ORIENTE 1989

JULIO RENY & EXPRESSO ORIENTE 1989

Mais uma da operação resgate dos programas de 2012, primeiro ano experimental da DFM!
Fundamental em ambito local com formação que marcou época na cena nativa.
Em 23mai2012 foi ao ar com a pobre e redundante resenha abaixo. Merece uma bem melhor.

JULIO RENY & EXPRESSO ORIENTE, o auto-intitulado disco com uma das mais perfeitas coleção de canções ja ouvidas em um disco de rock feito aqui nos pampas.
O álbum imortalizou pra posteridade um repertório ja consagrado nas ondas radiofonicas gauchas dos 80's.
Literatura beatnik, poesia romantica, paixões perdidas, Tom Waits, Lou Reed e uma banda de um ecletismo ímpar no cenario nativo foram alguns dos elementos na criação desse classico FUNDAMENTAL do rock made in RS.

1 Anita / 2 Não Chores Lola / 3 Sandina / 4 Amor E Morte / 5 Razões Do Coração / 6 Amada Amante / 7 Jogada Noturna / 8 Expresso Oriente / 9 Maomé
Na íntegra, às 23h, na DFM!

[separator]

06/03

O dia em que DYLAN cagou Jesus a pau.

SON-O-GOD vs BOB DYLAN

Jesus Cristo é super-herói em hq muito sem noção dos 70's. SON-O-GOD, protetor do status quo reacionário norte-americano.
Desencavado pelo DangerousMinds. La tem mais capas do gibi pra crente.

Se alguem descolar essa história onde o Dylan aparece completa, avisa tio Claudio, faz favor.

[separator]

06/03

Grunge?
TOGETHER PANGEA, trio de Los Angeles, e seu 2º trabalho 'Badillac'.

TOGETHER PANGEA Badillac 2014

Pra deixar KURT COBAIN orgulhoso.
Densidade, velocidade e estridencia valorizando a fórmula verse chorus verse.
Quebrando tudo no Voo DINAMICO da tarde de qui06mar e várias faixas de 'Badillac' no ORACULO das 18h.

TOGETHER PANGEA

[separator]

06/03

Na falta de verba e com coluna vitimada por um mal jeito daqueles, o festejo de carnaval por aqui foi à base de Tandrilax e cinema.
4 dias de festa pra muitos, 4 bons filmes pra mim. 2 docs, 2 intrinsecamente conectados com música. Todos recomendáveis e interessantes, nenhum entusiasmante, todos perfeitamente assistíveis sem prejuízo algum na Casa De Cultura Conforto Do Teu Lar.

Começando sensacionalista com produção não sensacional contando o momento do surgimento da ideia beatnik. Harry Potter libera o rabinho e enrola a língua com o alemãozinho roadie perseguido da sacola misteriosa do filmeshow 'METALLICA Through The Never'. DANIEL RADCLIFFE é ALLEN GINSBERG e DANE DEHAAN é LUCIEN CARR em 'Kill Your Darlings'. JOHN KROKIDAS dirige essa sessão da tarde pra adultos. O clássico episódio do assassinato de DAVID KAMMERER em 1944. Na genese do movimento beat, seus expoentes Kerouac, Ginsberg & Burroughs, ainda na universidade, tem em comum a amizade com Lucien Carr. É em torno dele que se unem, se identificam e começam a pensar e colocar em prática sua própria intelectualidade livre de academicismo. Aí tem esse cara, ex-professor, Kammerer, no filme interpretado pelo Dexter, o serial killer camarada. Só que nessa história, por perseguir e assediar insistentemente seu ex-aluno Carr, Dexter acaba é levando a pior.
Na trilha sonora, algum jazz. Pra não deixar dúvida do hollywoodanismo com que episódio tão sério e crucial pra cultura ocidental do século XX é retratado, botaram TV ON THE RADIO e BLOC PARTY pra dar aquele contorno video-clip pra algumas passagens do filme.
Como drama, baita filme bunda mole. Como diversão, passável. Curioso.

Kill Your Darlings 2014


'Inside Llewyn Davis', o novo dos COHEN, mergulha no drama do músico fictício que da titulo ao filme. Personagem inspirado em DAVE VAN RONK, desbravador da cena folk norte-americana do início dos 60's.
Sem grana, sem teto, sem muita perspectiva e passando frio Llewyn Davis vai errante pela estrada em busca de trabalho e perdendo oportunidades sempre com um gato em seu caminho.
A bela trilha sonora ja é conhecida de quem acompanha a prog DFM! O filme também é belo e agradável, o elenco é competente, mas a história não chega a lugar nenhum. Mesmo assim a camera dos Cohen faz poesia cinematográfica.

Inside Llewyn Davis 2013


'The Act Of Killing' é um chocante documentário que concorreu a Oscar esse ano.
A ditadura na Indonésia imposta em 1965 promoveu uma chacina. Milhões de pessoas acusadas como comunistas mortas de forma cruel e arbitrária. Os algozes, bandidos sanguinários que mataram com as próprias mãos monte de gente de qualquer sexo, cor ou idade, tudo com conivencia e patrocínio do governo bancado com dólares vindos direto dos bancos norte-americanos, hoje em dia desfrutam o status de heróis nacionais.
Aí esse diretor dinamarques, JOSHUA OPPENHEIMER, que ja tinha trabalhado na Indonésia e sabia muito bem sobre como a injustiça fez daquela nação seu confortável lar, teve acesso aos principais 'salvadores da pátria', entrevistou os caras e sugeriu que eles produzissem um filme de ficção mostrando seus 'heróicos' atos do passado. Como todos são fãs da mais pura violencia made in hollywood (inclusive contam que criativas ideias de execução apresentadas em seus filmes favoritos foram postas em prática em sua faxina humano-política) não precisou muito pra abraçarem a causa do filme.
Aí a coisa fica nojenta. Sem nenhum remorso, com a consciencia tranquila e achando todo esse primitivo cotidiano de besta humana absolutamente normal, a corja de assassinos apresenta didaticamente seu modus operandi de matança, mostra os locais das execuções como se fossem pontos turísticos, contam sua história de vida onde a barbárie é parte da paisagem e, pra bancar sua estreia no mundo da sétima arte, vão atrás de dinheiro extorquido com ameaças de imigrantes chineses.
Cara, tudo real! Abominável, impactante e enraivecedor.
Filme completo, versão sem cortes ainda sem legenda, disponível no YouTube.

The Act Of Killing 2013


And the colour girls go Doo do doo do doo do do doo
Outro documentário concorrente ao Oscar desse ano, '20 Feet From Stardom' foi quem levou a melhor.
Assim como no ano passado, quando 'Searching For Rodriguez', a história do genial músico de Detroit que ficou no limbo por décadas, levou o Oscar de melhor documentário longa metragem, os cientistas de cinema elegeram mais uma vez uma história relacionada ao universo da música pra premiar.
DARLENE LOVE, MERRY CLAYTON, LISA FISCHER, CLAUDIA LENNEAR, TATA VEGA e JUDITH HILL. Todas iniciaram carreira como backing vocals, participaram de gravações absolutas acompanhando os grandes nomes da música e deixaram marca indelével em canções imortais. Todas com potencial e talento absoluto pra brilhar como solistas. Em algum momento de sua trajetória artística apostaram nisso. O resultado não foi o esperado e a decepção causou depressão e danos psicológicos.
'20 Feet From Stardom' acompanha a carreira dessas artistas. Todas, mesmo tu não reconhecendo pelo nome, tuas velhas (des)conhecidas.
MORGAN NEVILLE é o diretor.
Na trilha sonora, além das protagonistas, JOE COCKER, LOU REED, DAVID BOWIE, TALKING HEADS e mais.
A trilha de '20 Feet From Stardom', recheada de clássicos, espraiada pelo ROCK N GERAL da manhã de qui06mar, entre 9:30 e meio-dia na DFM!

20 Feet From Stardom 2013


Fome de cultura todos temos e não, cultura não tem que ser exatamente de graça. Quem pode tem mais que investir. Mas também que tem trocado apenas pra aliviar o estomago e pagar o básico pra sobreviver, não pode nem deve ficar de fora. Todos os filmes comentados disponíveis em claro e ótimo som e imagem nos sites especializados em divulgar cultura sem custo.

[separator]

06/03

ORACULO
'Stereolithic' 311 2014

311 Stereolithic 2014

11º trabalho de estúdio do grupo de Nebraska.
Estreia na prog DFM! no ROCK N GERAL da manhã de qui06fev.
Várias faixas no ORACULO do meio-dia e soltas pela prog da rádio!



[separator]

06/03

All Is By My Side ANDRE 3000 como JIMI HENDRIX

JOHN RADLEY, o cara que ganhou Oscar de roteiro adaptado esse ano por '12 Years A Slave', assina direção de 'All Is By My Side'.
ANDRE 3000 na pele de JIMI HENDRIX.
Não é uma cinebio. A história se passa em 1966 e 67, época da migração Estados Unidos - Inglaterra e início da ascensão artística do músico.
Vazou uma cena.
Estreia esse mes no circuito alternativo norte-americano durante o South By Southwest 2014.

JIMI HENDRIX EXPERIENCE abre o PANIFICASOM da manhã de qui06mar, às 7:44 na DFM!

[separator]

05/03

FUNDAMENTAL qua05fev ADONIRAN BARBOSA 1975

ADONIRAN BARBOSA 1975

Dos vários programas que foram descansar no carnaval, ta aqui mais um.
Voltou do feriado sambando.
Samba sem malandragem e sem maldade. Samba honesto de gente humilde com a tragédia da vida vista pela ótica da colonia italiana da periferia paulista.
JOÃO RUBINATO, o popular Adoniran, compunha desde os 40's e gravava e cantava desde os 50's, mas foi ter disco todo seu, álbum assinado com seu nome, somente nos 70's.
Esse, de 1975, é o 2º. 'Arnesto' e 'Saudosa Maloca' ganharem versões nele. 'Trem Das Onze' (regravada) ta no 1º disco de 1974, e são faixas dele que completam a uma hora de programa do fim de noite de discos clássicos da rádio!
1 No Morro Da Casa Verde / 2 Vide Verso Meu Endereço / 3 Tocar Na Banda / 4 Malvina / 5 Iracema / 6 Samba Italiano / 7 Triste Margarida (Samba Do Metrô) / 8 Mulher, Patrão E Cachaça / 9 Pafunça / 10 Samba Do Arnesto / 11 Conselho De Mulher / 12 Joga A Chave
Na íntegra, às 23h, na DFM!

[separator]

05/03

Sente o título: 'A Psych Tribute To THE DOORS'.
Tipo, ainda mais lisérgico.

A Psych Tribute To THE DOORS 2014

Clássicos absolutos da psicodelia em curiosas releituras.
A nova geração prestando merecida homenagem a quem deve muito. Arranjos diferentes pra canções eternas, todos ambientados nos 60's.
Curti muito a versão sonica instrumental do CAMERA pra 'People Are Strange'.
RAVEONETTES, VIETNAM, WALL OF DEATH e ELEPHANT STONE entre os grupos presentes.
Várias faixas no ORACULO do meio-dia da qua05mar e soltas pela prog DFM!

[separator]

05/03

ORACULO
DE LA SOUL 2014

de-la-soul-dilla-pluggDE LA SOUL De La Dilla single 2014

O grupo de Nova York investe na auto-reciclagem.
'Plug Tunin (Last Chance To Comprehend', faixa do fundamental '3 Feet High And Rising' de 1989, ganha revisão de rimas e renasce como 'Dilla Plugged In'.
O título faz referencia a J DILLA, produtor responsável por esse novo single do DE LA SOUL.
Circula na prog DFM! e facinho nos ORACULO dessa semana.

[separator]

04/03

DRIVE-IN Dinamico Fm logo

À noite o homem e o universo estão em maior ressonancia.
É a ocasião em que a atmosfera ta cheia de sonhos e não sonhar é mera irresponsabilidade.
DRIVE-IN DFM!
De seg à sex, todas as músicas do mundo
Aberto da meia-noite às 6:30

[separator]

Leave a reply

Web by: DELTA