CENA HÍBRIDA SEG21MAR COM LEANDRO SCHIRMER E PAULO GUIMARÃES
Nesta edição do programa, recebemos dois empreendedores das artes: o músico, ator e sócio-proprietário do Panamá Estúdio Pub, Leandro Schirmer e o dançarino, coreógrafo e coordenador do Meme Estação Cultural, Paulo Guimarães. Eles nos contaram dos projetos que estão tocando em 2022, e falaram também da importância da cena independente na realização de trabalhos culturais. Ou seja: há vida além dos editais, e isso é, de fato, muito importante, principalmente num país que não tem dado muita vazão às políticas públicas de incentivo do setor – exceto as, literalmente, emergenciais.
Ambos entrevistados estão reabrindo seus espaços, pós-período de isolamento pandêmico: o Panamá volta em abril com algumas festas, oferecendo também o estúdio para ensaios, gravações de trilhas sonoras, e aulas de instrumentos musicais. Já o Meme, que está com as portas abertas desde o final do ano passado, está preparando uma programação especial para comemorar seus 19 anos de trajetória.
Além das oficinas (de circo, dança, teatro, literatura, entre outras), aulas (de alongamento, yoga, expressão corporal) e serviços (acupuntura, pilates, psicoterapia, massoterapia) oferecidos por mais de 30 profissionais no espaço, os cursos de colaboradores externos também estão de volta.
É o caso da primeira edição presencial de 2022 do Atelier de Palhaçaria - Criando Pontes, oficina de clown ministrada pela atriz e diretora Melissa Dornelles. Agendada para ocorrer nos dias 9 e 10 de abril, a experiência é indicada a qualquer pessoa que queira mergulhar neste universo de graça e subversão.
Outra atração prevista para ocorrer no espaço cultural é a reestreia de Teresinhas, espetáculo de dança do Meme Grupo de Pesquisa do Movimento. As apresentações ocorrem dias 30 de abril e 1 de maio. Composta por um elenco de atrizes e bailarinas com idade entre 30 a 80 anos, a montagem propõe ao espectador uma reflexão sobre a mulher e suas escolhas.
Também estão previstos para ocorrer no dia 29 de maio, a aula de Butoh, ministrada pela bailarina e coreógrafa gaúcha Ana Medeiros em parceria com Hiroshi Nishiyama (Japão) e um espaço de improviso, com performances de alguns artistas que já passaram pelo Meme, entre uma série de outras apresentações, que podem ser conferidas nas redes sociais (Instagram, YouTube, Facebook e site) do Meme.
Além da reabertura do Panamá Estúdio, nosso entrevistado Leandro Schirmer também está envolvido com o lançamento do novo disco da banda El Negro, onde é baterista, e do processo de gravação da websérie Cidade dos Lobos, produção independente realizada para rodar na internet em canal próprio do YouTube, com episódios curtos de aproximadamente cinco minutos. Neste trabalho, que está sendo preparado para estrear no final deste ano ele integra o elenco, de 50 pessoas aproximadamente, e faz ainda a direção musical da trama.
A websérie gaúcha conta histórias da cidade mais perigosa do mundo, onde várias facções criminosas atuam, tentando dominar o poder, com a vantagem de que o sistema está em colapso e a polícia já foi desativada, inclusive muitos ex-policiais presos por corrupção.
Realizada pelo Studio Wild, a série conta com criação e direção de Zaracla (nome artístico de Paulo Alcaraz Gomes), produção de Gabriela Carlotto, e direção de arte de Letícia Bueno. Bueno, para saber mais sobre as filmagens Cidade dos Lobos, e acessar informações sobre show que a El Negro vai fazer no próximo dia 4 de maio, durante a Noite dos Museus no Instituto Ling, além de escutar o que pensam nossos entrevistados sobre a cena independente, vocês vão ter que apertar o play!! Bora lá? #escutanóis!
Podcast: Play in new window | Download