Sign in / Join

CENA HÍBRIDA SEG18JUL

Extraordinariamente, a edição do programa desta segunda-feira foi gravada com antecedência, no Teatro de Arena, onde o elenco do espetáculo Teatro para pássaros está ensaiando, às vésperas das apresentações da mini-temporada de estreia da peça, que acontece nos dias 22 e 23/07 (sexta e sábado), às 20h, no teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa (av. Independência, 75), em Porto Alegre. Por conta deste deslocamento da apresentadora, foi possível ampliar o número de entrevistadxs da noite: conversamos com Carla Cassapo, Dionísio Farias, Raquel Zepka, Evandro Soldatelli, Áurea Baptista e Vinícius Petry (todxs atores, e citados de acordo com imagem, da esquerda para a direita, na foto) e com o diretor do espetáculo, Breno Ketzer (que, na foto, está situado entre Soldatelli e Áurea). 

Escrita pelo argentino Daniel Veronese, a montagem da trupe propõe uma reflexão sobre as dificuldades que enfrentam determinadas produções teatrais, onde o fazer artístico de linguagem alternativa entra em conflito com a necessidade de se apresentar um produto comercial; e amplia o foco para a complexidade das relações humanas em que poder e dinheiro animam um mundo em que pequenas violências parecem brotar inesperadamente do subsolo da civilidade. 

Nossxs entrevistadxs nos contaram que a peça é narrada através de um exercício de metalinguagem (o teatro dentro do teatro), e passa por diversos pontos de tensão, como desentendimentos e até violência (verbal e física) contra as mulheres da cena. Temáticas inclusas no tema principal, que é a dificuldade de "vender" um produto cultural para um mercado mais voltado para o entretenimento, abordam, assim, o machismo, os desvios de caráter, as imposições do sistema em uma sociedade capitalista, entre outras questões. 

Elxs também destacaram o fato da narrativa ser um tanto enigmática, misturando realidade e ficção com humor e ironia, e se tornando uma obra ágil (desafiadora para o elenco) que pretende colocar a atuação (o trabalho de ator) no centro do acontecimento teatral. 

Na real, a conversa passou por tantos caminhos, que fica difícil - também para a gente  - resumir tudo aqui. Fica então esse registro, mais para instigar, porque o objetivo é que vocês escutem, né mores?!

Para isso, o caminho é apertar o play do podcast abaixo.

vai lá e #escutanóis!

Apoio: Meme Estação Cultural

Leave a reply