CENA HÍBRIDA – COM TAINÁ BORGES E LUÍS COCOLICHIO
Nesta edição, conversamos com a atriz, acrobata, malabarista, palhaça e diretora de produção Tainá Borges; que veio acompanhada de seu parceiro na vida e na arte, o ator, malabarista, palhaço, equilibrista e cenógrafo Luís Cocolichio. A dupla integra o grupo Circo Híbrido, que além de realizar espetáculos e intervenções artísticas há 18 anos, também oferece cursos, oficinas e aulas permanentes em seu espaço próprio, localizado no bairro Cidade Baixa (José do Patrocínio, 280), em Porto Alegre. É lá que vai acontecer o primeiro Encontro Livre de Circo de 2022, no próximo dia 30 de abril, das 19h às 22h.
O evento, que reúne artistas circenses e público em geral, é uma confraternização e também um intercâmbio de saberes entre malabaristas, trapezistas, acrobatas, palhaços e mágicos profissionais (com trajetória no segmento) com praticantes e simpatizantes de todas idades. De acordo com Luís, xs participantes também costumam levar equipamentos e treinarem de forma livre no decorrer das três horas em que o espaço fica aberto para essas trocas.
Interrompido desde 2020 por conta da pandemia de Covid-19, o Encontro Livre de Circo deste ano ocorrerá com alguns cuidados especiais, como uso de máscara e capacidade reduzida de participantes. Segundo nossxs convidadxs, a prática se estende às atividades dentro do espaço cultural, onde há 15 anos funciona uma escola de circo, que atualmente conta com aproximadamente 100 pessoas frequentando cursos e oficinas regulares no modo presencial. Esse número já foi o dobro antes do isolamento pandêmico.
Tainá contou como esse universo lúdico tem atraído cada vez mais crianças, jovens e adultos a experimentar fazer acrobacias aéreas no tecido, trapézio, lira, ou corda, entre outras possibilidades. Lembrando que esse tipo de atividade, além de trabalhar a parte artística, também serve como um exercício que foge do lugar comum das academias de ginástica, nossa entrevistada ainda destacou o quanto a retomada ao presencial vem fazer bem à saúde (emocional e física) de todxs xs envolvidxs.
Durante a entrevista, ela ainda fez um resumo de como funcionam os processos criativos do grupo, relembrou o sucesso de alguns de seus espetáculos, e falou um pouco do Cabaré Valentin, um evento de variedades, com teatro, bar e espetáculos que reunia muita gente da classe artística e, claro, os simpatizantes do segmento para uma grande festa, que acontecia regularmente. Tainá e Luís também nos contaram quando e como despertaram para a paixão pelo circo e resumiram um pouco da trajetória para dominar as técnicas e levar esta arte para as outras pessoas. Como não poderia deixar de ser, a dupla ainda pincelou um pouco dos projetos para 2022. Chega junto no podcast abaixo e confere o nosso bate-papo, que está tinindo!
APOIO: MEME ESTAÇÃO CULTURAL
Podcast: Play in new window | Download