Sign in / Join

CENA HÍBRIDA SEG12DEZ

SEG 12DEZ – CENA HÍBRIDA COM MARCOS CONTRERAS E JAVIER DORNELLES

No programa desta semana, falamos sobre preparação de atores para a linguagem cinematográfica, partindo de uma base teórica, com o objetivo de transformar a prática em uma experiência realmente reveladora em frente às câmeras. Esse é o desafio proposto pelo curso intensivo que será oferecido pelo ator e diretor Marcos Contreras em parceria com o fotógrafo Javier Dornelles, nos próximos dias 16 e 17 de dezembro, na Casa Logos (Rua Antão de Faria, 24 - Bom Fim/POA).

Ainda que seja voltado para a atuação, o curso tem como público-alvo, além de atores, também diretores de elenco e fotógrafos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo Instagram do espaço cultural (@casalogoscultural), ao custo de R$ 190,00. Segundo Contreras, a ideia deste intensivo é refletir sobre como se pode desenvolver um processo de criação de um personagem, a partir do entendimento dos roteiros de cinema. Para isso, os alunos terão a oportunidade de experimentar alguns dos conteúdos e práticas que fazem parte do repertório dos módulos semestrais que ele costuma ministrar periodicamente.

Na iniciativa que acontece no próximo final de semana, os participantes serão incentivados a realizarem uma imersão dentro de si, em busca de descobertas pessoais e possibilidades interpretativas, trabalhando com estímulos externos (corpo e voz) e internos (sensação e emoção). Os dois encontros terão duração de seis horas, cada, e prometem se diferenciar dos modelos tradicionais de cursos de cinema, nos quais o aluno apenas recebe um texto, decora, filma e é avaliado. Não à toa, Dornelles está junto na empreitada. A dupla preza por fazer uma espécie de “dança” conjunta entre ator e a câmera, em busca das expressões que transmitam uma veracidade inquestionável dos sentimentos e ações do personagem – e, para tanto, nada melhor que entregar o feedback na hora pra quem está disposto a encarar o desafio.

No decorrer da nossa entrevista, além de aprofundar um pouco a explicação da proposta desta imersão – que, vejam bem, vai desde um olhar focado no autoconhecimento até a escolha da abordagem mais apropriada para vivenciar (não confundam com interpretar) um personagem na linguagem audiovisual – nossos convidados contaram diversas histórias, trouxeram referências bibliográficas e cinematográficas, falaram de suas próprias jornadas e percepções a respeito da importância de um trabalho visceral, entre outros assuntos.

Como sempre, não iremos revelar mais que o básico aqui nesta descrição, porque o bacana mesmo é que vocês acessem nossa conversa e cheguem às suas próprias conclusões – e, neste caso, também possam levar algum aprendizado, porque eles dão vários toques bem interessantes no decorrer do bate-papo (se liguem!). Pelo conteúdo e até pela trilha sonora, que tá bem fofa, recomendo muito apertar o play, mesmo que vocês não tenham a pretensão de fazer um curso de preparação de atores. Indo bem ao encontro do que curtimos promover no nosso programa, a entrevista está um misto de papo sério e divertido, recheado de curiosidades, à la conversa de boteco. Chega junto e #escutanóis!   

Por Adriana Lampert

Leave a reply