CENA HÍBRIDA - SEG - 07NOV - COM JOÃO PETRILLO
Nesta edição do programa, falamos sobre A Peça Escocesa, leitura dramatizada da Cia. Teatrofídico para uma das tragédias mais conhecidas do dramaturgo inglês William Shakespeare. O trabalho estreou no dia 4/11, no Teatro de Arena e agora vai cumprir temporada no Bar Ocidente dentro do Projeto Espaçonave.
As apresentações ocorrem nos dias 9 e 16 de novembro (quartas-feiras), sempre às 21h, e os ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada pelo site do Entreatos.
Sob a direção de Eduardo Kraemer, a atriz Thuanie Cigaran e o nosso convidado, João Petrillo, constroem um contraponto intimista focado no casal Lady Macbeth e Macbeth para tratar de sentimentos como paixão, submissão, culpa, traição e rivalidade.
Propondo uma outra forma de leitura dramática que conta com encenação, cenário, iluminação e trilha sonora, os artistas fizeram a adaptação deste clássico de Shakespeare através de uma visão estética contemporânea, onde colocam em cena apenas os dois personagens principais. Ao mesmo tempo que respeitam o texto original, eles fazem uma alusão (com os diálogos) ao cenário mundial, cujo cotidiano é recheado de guerras, ambição, traição, e fake news, sempre com uma pegada voltada ao um jogo erótico e sado-maso, que deu um tom bastante transgressor na releitura.
Além de falar de toda esta construção do Teatrofídico, durante nossa conversa Petrillo fez diversas alusões à obra original, e também a outras peças escritas pelo dramaturgo britânico, a exemplo de Romeu e Julieta, Hamlet, O Mercador de Veneza, Tito Andrônico, entre outras, que retratavam temas relacionados não somente ao amor, sentimentalismo, e relacionamentos humanos, mas também (e muito mais do que parece) questões políticas e sociais.
Vale muito escutar, para entender melhor o universo shakespeariano, que, como muito bem fala nosso entrevistado, retrata como ninguém as questões humanas. Não à toa, segundo Petrillo (que estudou a fundo o dramaturgo) até mesmo Freud leu Shakespeare e se apoiou na sua obra para desenvolver conceitos psicanalíticos. Então, era isso...chega junto e #escutanóis!
Podcast: Play in new window | Download