CENA HÍBRIDA - SEG 05DEZ - COM PEDRO OLIVEIRA E REGIUS BRANDÃO
Nesta segunda, recebemos os atores Pedro Oliveira e Regius Brandão para falar do espetáculo teatral Paisagem Marinha (Seascape) do dramaturgo norte-americano Edward Albee, que estreia às 21h desta sexta-feira (9), no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico), onde eles realizam, ainda, sessões neste sábado (10), às 21h; e no domingo (11), às 19h.
Além de nossos convidados, o elenco da peça é formado pelas atrizes Gisele Lery e Fera Carvalho Leite, que aceitaram o desafio de participar da primeira montagem brasileira deste texto, que foi reconhecido com o Prêmio Pulitzer de Dramaturgia em 1975. Brandão também dirige o espetáculo, que é produzido por ele e Gisele. Durante nosso bate-papo, ele contou que decidiu assumir o desafio porque se sentiu instigado com as ‘criaturas fantásticas’ que aparecem na história, além do fato de que Albee é um dos grandes dramaturgos universais.
O texto escolhido é praticamente desconhecido do público brasileiro. O próprio Brandão só entrou em contato com esta peça há oito anos atrás, durante uma residência no Teatro El Galpón de Montevidéu, no Uruguai. Além de ter ficado fascinado com os personagens que – na versão porto-alegrense – são interpretados por Oliveira e Fernanda, ele também destaca a qualidade do texto. Resumindo, o roteiro conta a história de um casal de meia-idade que, em um piquenique à beira da praia, discute sobre seu relacionamento e sonhos divergentes em idade de aposentadoria, até que é surpreendido por duas criaturas que decidiram deixar as profundezas do oceano para viverem em terra.
A partir daí, surgem situações que remetem, a exemplo de outras peças do autor, à dificuldade do ser humano de se comunicar, bem como a tendência a se render a preconceitos. Dentre os desafios para realizar a montagem, Brandão assumiu para a gente a dificuldade de encontrar uma tradução à altura. Então, depois de uma "verdadeira batalha", ele decidiu comprar o livro em inglês e entregar a missão para também atriz e diretora teatral Joice de Brito e Cunha. Logo passou a ensaiar o primeiro ato com Gisele e foi buscar o restante elenco, além de uma equipe técnica bacana: Mário de Ballentti, Margarida Rache e César Terres, que respondem pelos figurinos; Cesar Czermak (assistente de direção), Carlos Azevedo (criação e operação de luz) e Duca Duarte (trilha sonora), entre outros.
Trabalhando juntxs pela primeira vez, os atores passaram então a buscar um alinhamento da linguagem, visto que são de escolas distintas, e o resultado, segundo nossos convidados, ficou melhor do que a encomenda. Para não entregar tudo, eu paro por aqui e convido a todxs que apertem o play do podcast abaixo para escutar nossa conversa. Além de ouvirem a entrevista, lembrem de ir ao teatro! Prestigiem a arte! Ela existe para nos salvar da realidade. Enjoy yourself!
Por Adriana Lampert
Podcast: Play in new window | Download