Sign in / Join

CENA HÍBRIDA SEG30MAI

CENA HÍBRIDA SEG 30MAI COM DANIEL OSVALDO CARLOS

Nesta última segunda de maio, recebemos o professor de tango Daniel Osvaldo Carlos, fundador e coordenador do grupo Ocho Adelante, que há 17 anos une música e dança para cultivar o tango, uma das mais genuínas e marcantes expressões culturais platinas. 

A fim de divulgar o gênero musical e acompanhante de dança social originada no final do século XIX, por africanos que moravam e circulavam pelos subúrbios de Buenos Aires e Montevidéu, ele instituiu a oficina comunitária de tango em Porto Alegre, que iniciou na Casa do Estudante (CEUACA) oferecendo aulas gratuitas da dança, em sua vertente de salão.

Atualmente, a iniciativa, que segue gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada, acontece sempre às 14h30min de quartas-feiras, na escola de dança Ciranda dos Ritmos (Avenida Cristóvão Colombo, 378). É ali que, ao som de clássicos instrumentais, passos como o gancho e sacada são ensinados a quem se interessar. Depois do treino, a turma ainda se reúne para um café ou chá, com conversas e trocas sobre bailarinos e curiosidades sobre esse estilo de dança caracterizado por sua coreografia complexa, sedutora e apaixonada.

Além de dar aulas, Daniel e o Ocho Adelante realizam diversas apresentações pela Capital, a exemplo da que ocorre nesta quinta-feira (9) no Café do Margs, a partir das 15h30min. Na entrevista ao Cena Híbrida, ele ponderou que nesta ocasião específica o evento vai se focar mais na música e fluir mais livre, convidando quem quiser participar para dançar junto com os integrantes do grupo.

Natural de Buenos Aires, o fundador do Ocho Adelante nos contou durante o bate-papo sobre os principais fatos da história do tango, pincelou um pouco da trajetória do grupo e também sobre o que acontece em Porto Alegre, a exemplo dos encontros que realiza com a trupe dançante de quartas-feiras também pela noite, em locais como o El Farol (R. Mariante, 855) e o Centro Peruano (Vieira de Castro, 133). Para saber mais detalhes, acessa o podcast abaixo e #escutanóis!

Por Adriana Lampert

Apoio: MEME ESTAÇÃO CULTURAL

Leave a reply