CENA HÍBRIDA – SEG 14NOV – COM MICHELE ROLIM
Nesta véspera de feriado, recebemos a jornalista, crítica teatral e curadora de festivais, Michele Rolim, que veio até a DFM para divulgar o 6º Festival de Teatro de Gravataí (Feteg), que vai acontecer de 20 a 26 de novembro. Serão oito apresentações de espetáculos de circo, palhaçaria, teatro adulto e teatro infantil, que ocorrem no Teatro do Sesc Gravataí, no Quiosque da Cultura e em praças e bairros da cidade. Toda a programação é gratuita.
Michele, que divide a curadoria desta edição com a coordenadora do departamento de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Gravataí, Izabel Cristina, nos contou que este ano o festival foi totalmente repensado. Com a mudança, deixou de ser competitivo (a exemplo de anos anteriores, quando se elegiam os melhores espetáculos, atores e equipes técnicas entre as produções participantes) e passou a atuar dentro de três eixos.
Essas novas diretrizes são chamadas de “conexões artísticas” (espetáculos); “conexões formativas” (oficinas) e “conexões reflexivas” (onde estão integradas as mediações, encontros com gestores culturais e artistas da Região Sul e também as críticas aos trabalhos apresentados no evento). Desta forma, o evento passa a se tornar cada vez mais representativo e dar conta do que se propõe um festival de arte, que é promover um verdadeiro intercâmbio entre a classe e o público. Também haverão encontros virtuais, realizados via plataforma Zoom.
Segundo a curadora, a atual edição apostou em difundir a participação do Rio Grande do Sul no evento, com atrações locais e regionais, mas também buscou fortalecer as redes trazendo artistas de outros dos outros estados do Sul (Santa Catarina e Paraná). O resultado disso foi uma linda programação, composta pelo espetáculos Dois Lunáticos, da Cia Re Tri Circo, de Capão da Canoa/RS; Circo Zika, da Circo Rodado, de Curitiba/PR; As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador, da Rococó Produções Artísticas e Culturais de Gravataí/Porto Alegre/RS; El Juego de Antonia, com Luciana Paz e Sergio Lulkin de Porto Alegre/RS; Histórias negras para crianças de todas as cores (co-produção Usina do Trabalho do Ator) de Porto Alegre/RS; Passageiros da Alegria – Palhaçaria, da Cia. Retalhos de Teatro - Santa Maria/RS; CaÊ – Karma, do Coletivo de Artes Cênicas Itajaí/SC; e O Arquipélago da Súbita, da Companhia de Teatro de Curitiba/PR.
Para saber um pouco mais do que está previsto para esse grande encontro, que tem também, como todo o festival, o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância do teatro como forma de expressão e difundir a arte, o caminho é o de sempre: aperta o play no ícone abaixo e #escutanóis! 😉
Podcast: Play in new window | Download