CENA HÍBRIDA - 16JUN - COM AIRTON TOMAZZONI e LETÍCIA KLEEMANN
Nesta edição do Cena Híbrida, recebemos a atriz e diretora teatral Letícia Kleemann e o coreógrafo, jornalista, coordenador do Centro Municipal de Dança e diretor do Grupo Experimental de Dança (GED) de Porto Alegre, Airton Tomazzoni. Ela veio divulgar um espetáculo musical, onde atua e assina a direção, e ele veio falar dos diversos projetos que está retomando de forma presencial em 2022, entre os quais as Quartas na Dança (que viabiliza uma série de apresentações do segmento lá no Centro Municipal de Cultura) e o Projeto Memória, uma exposição que vai acontecer no segundo semestre deste ano, em parceria com o Instituto Goethe, apresentando um resgate da história da dança na capital gaúcha.
Sobre o GED, Airton falou dos desafios e das alegrias que é integrar o time de professores deste projeto que está completando 15 anos de atividades ininterruptas (inclusive durante o isolamento social, com aulas pelo zoom). Voltado para todos os corpos dançantes, o grupo experimental é uma vivência de um ano inteiro, com encontros diários (exceto finais de semana), onde dançarinos e simpatizantes de diversas áreas aprofundam seus conhecimentos em dança, participando de aulas práticas e teóricas, e executando uma montagem de conclusão. Tudo isso, de forma gratuita. Um rico presente para quem quer aprimorar seus estudos sobre o corpo nas artes cênicas ou na vida, participando de um coletivo que acolhe a diversidade em sua forma mais ampla.
Ele nos trouxe muito mais conteúdo, mas paro por aqui, para pincelar um pouco da fala da Letícia, que nos contou do processo de finalização da peça O que parece ser, que estreia nesta quinta-feira (16), e segue até o próximo dia 26 de junho, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana (de quintas a sábados, às 20h e domingo às 19h). Além dela, outras sete pessoas integram o elenco, que realiza um exercício de metalinguagem, onde os atores ensaiam uma peça de teatro dentro do espetáculo.
No decorrer da trama, eles se desentendem por questões de “egos inflados”, enquanto executam releituras de cenas inspiradas em 11 filmes e musicais de renome na história do cinema (O Homem de La Mancha, Os Miseráveis, O Estranho Mundo de Jack, O Fantasma da Ópera, Cats, O Corcunda de Notre Dame, Sweeney Todd, Cantando na Chuva, O Rei Leão, Hair e Os Homens Preferem as Loiras).
Nossa entrevistada faz o papel de Christine no espetáculo, e já adiantou que interpreta a música "Diamonds Are The Girls Best Friends" de Os Homens Preferem as Loiras, eternizada pela atuação de Marilyn Monroe. Entre outras coisas, Letícia falou da complexidade do processo de montagem, da expectativa de que o público compreenda a proposta do texto escrito por Ernani Poeta (já falecido) e da satisfação de dar continuidade ao trabalho iniciado por ele dentro da Escola de Música Cordas & Cordas. Mas chega de spoiler, que já deu pra sacar que nosso bate-papo foi dos bons. Daqui pra frente, vcs matam a curiosidade se apertarem o play! #escutanóis!
Podcast: Play in new window | Download