Marycast: MM sex03jul

MM0307

Semana Municipal de Hip-Hop começa nesta sexta, 03 de julho

Malu Viana, uma das organizadoras do evento e responsável pelo palco principal e o gê power, Dj.

Em sua 9ª edição, a semana vai ter oficinas, debates, shows de danças urbanas, batalha de rimas freestyle, grafite, Djs, ações descentralizadas, aulas de danças e campeonato de B.boys

A cultura hip-hop ganha cada vez mais importância na vida urbana atual, seja por sua capacidade transformadora, inerente à arte e suas expressões, seja pela maneira como consegue agregar e dar voz às comunidades. Os jovens, sejam eles de periferia ou não, tem esta cultura como expressão, difundindo por meio do rap, grafite e as danças urbanas seus ideais libertários. O movimento, que começou tímido na década de 70, ultrapassou as fronteiras de etnia e classe social e se transformou numa ferramenta de promoção de cidadania, capaz de mobilizar jovens, crianças e adultos dos mais diferentes níveis sociais, agregando expressões artísticas, culturais, econômicas e políticas num diálogo transversal com a geração de renda, educação, saúde, segurança, direitos humanos e acessibilidade.

E é justamente por esse valor que a Semana Municipal de Hip-Hop 2015, produzida pelo Fórum Permanente do Hip-hop, em sua nona edição, traz ao centro da cidade o que está no dia-a-dia das comunidades mais distantes. Seminário para discutir o tema com a presença de políticos, artistas, ativistas, lideranças comunitárias e população em geral; apresentações de música e danças urbanas, a tradicional batalha “B.boys na Peleia” que mobiliza os melhores dançarinos Freestyle e B.boys do país, grafites e Djs, oficinas  e muito mais.

Na primeira semana de julho as atividades se concentram na área central, começando com o seminário “Hip-hop pelos direitos da juventude”, dia 03, na Assembleia Legislativa do Estado, que irá abordar os direitos dos jovens. No dia 04 a Cidade Baixa será palco do encontro de Djs, no Batemacumba Bar e no dia 05, na Usina do Gasômetro, acontece a grande confraternização da cultura hip-hop com batalha de B.boys, Djs, shows, grafite.  E ao longo do mês serão oferecidas à população de diversas comunidades atividades formativas e culturais, na forma de oficinas e shows, nas regiões norte, nordeste, sul e leste, mobilizando crianças, jovens, adultos, educadores, produtores culturais, ativistas e lideranças comunitárias.

Na programação da semana do hip-hop destacam-se os shows do rapper Gangster; o workshop de B.boy Banks, da Back Spin Crew, uma das mais antigas crews de B.boys do país, o freestyle dancer Denis, que vem se destacando por sua técnica apurada nas danças urbanas; exposições de grafite; berimbau; vídeos de batalhas e festas históricas dos anos 80, 90 e 2000; palestras, MCs, DJs, o tradicional campeonatos de danças urbanas e freestyle, tudo utilizando como base o tema “Hip-hop pelos direitos da juventude”. As atividades são abertas à população.

[separator]

Frank Jorge e Phantom Powers no  República do Rock em julho

Data: 14/7 (terça-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-8066)

Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível. A retirada de senhas, na bilheteria do teatro, pode ser feita a partir das 19h

Na semana em que será comemorado o Dia Mundial do Rock, o projeto República do Rock vai reunir nomes de diferentes gerações do cenário gaúcho, com shows do compositor Frank Jorge e do duo Phantom Powers.

Dono de uma trajetória de três décadas, Frank Jorge é um dos símbolos do rock de Porto Alegre. Com passagens por bandas como Cascavelletes, Cowboys Espirituais e Graforréia Xilarmônica (esta, ainda em atividade), o cantor, compositor, guitarrista e professor já lançou três álbuns solo - Carteira Nacional de Apaixonado (2001), Vida de Verdade (2003) e Volume 3 (2008). Os discos são a base do show do dia 14, que terá também canções da Graforréia e releituras de nomes como Beatles e Beach Boys. Com Frank no palco, estarão Alexandre Birck (bateria), Felipe Rotta (guitarra e voz) e Régis Sam (baixo).

Surgido em Porto Alegre nos anos 2010, o duo Phantom Powers cruza referências como surf music, blues e rock’n’roll, com canções próprias em inglês e versões de artistas como Tom Waits, The Ventures e Son House, entre outros. A formação combina sonoridades elétricas e acústicas: ao lado do guitarrista Ray Z, o vocalista Tio Vico se desdobra também entre o violão e a percussão.

O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho, lembrando o megafestival Live Aid, realizado em 1985 na Inglaterra e nos Estados Unidos. O projeto República do Rock, criado em 2008, é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura.

[separator]

Crime Woyzeck parte para nova temporada

Depois do TSP, a peça do Luciano Alabarse, vai para o Centro Histórico Cultural Santa Casa.

A peça reúne dois textos de autores aparentemente distanciados no tempo e no espaço, mas totalmente sintonizados em conteúdo e forma: “Woyzeck”, do alemão Georg Büchner (1813/1837) e “Crime”, do dinamarquês Peter Asmussen (1957). A nova temporada vai ser dias 03, 04 e 05 de julho, às 20h.

A reunião dos dois textos, sintonizados em conteúdo e forma (estrutura dramatúrgica fragmentada/ independência entre as diferentes cenas do texto/ linguagem contemporânea) levou a uma decisão: colocar distinção do tratamento cênico entre ambas. Assim, o Woyzec de Buchner, apresentado na íntegra de suas cenas díspares, têm luz e cores compatíveis para contar a história do soldado que, humilhado e enciumado, dá vazão às suas vozes internas, em um ambiente de cidade à beira de um lago visitada por grupo de circo mambembe, sitiada por exército inimigo. Mesmo em situação adversa, em cena reluz a esperança ingênua do personagem em dias melhores no futuro. Essa esperança é realçada cenicamente através de figurinos cheios de cor, iluminação feérica e trilha sonora de canções do folclore alemão. Já a contemporaneidade do Crime, de Asmussen, em sua dramaturgia que remete ao teatro do absurdo, é tratada de forma seca e realista, com iluminação branca, canções contemporâneas de Tom Waits e Nick Cave e figurinos neutros.

Como também é comum em suas peças, Luciano aposta em atores jovens pra compor, com os consagrados, seus elencos. Assim, Gabriela Poester, Gustavo Susin, Plínio Marcos, Laura Leão e Pingo Alabarce contracenam com Ida Celina, Zeca Kiechaloski, Mauro Soares, Elison Couto e Carlos Cunha Filho. A assistência de direção é de Alexandre Magalhães e Silva e Fernando Zugno e Miguel Arcanjo são os produtores.

Crime Woyseck – espetáculo de Luciano Alabarse

Dias 03, 04 e 05 de julho, às 20h

Centro Histórico Cultural Santa Casa – Av Independência, 75. Centro.

[separator]

Estória de Brinquedo – Incrível Mundo De Toy Story – Curta Temporada em Porto Alegre

Espetáculo infantil terá apresentações nos dias 25 e 26 de julho no Teatro Hebraica, que recentemente reformado para ficar apto para todo o tipo de programação cultural

Um grande marco no cinema, o filme Toy Story revolucionou a maneira de fazer animação e segue inspirando muita gente pelo mundo! Esse foi o primeiro longa-metragem dos estúdios Pixar e também o primeiro filme da história feito totalmente por computação gráfica. Fora isso, encantou o público com a história dos brinquedos que ganham vida na ausência dos adultos, e que vivem grandes emoções pela cidade. O espetáculo Estória de Brinquedo – Incrível Mundo de Toy Story – é uma livre adaptação que chega a Porto Alegre nos dias 25 de julho (sábado), às 14h, e dia 26 com sessões às 11h e 14h, no Teatro Hebraica (Rua João Telles, 508 – 1º andar – Bom Fim).

A montagem é do grupo paulista “Teatro é 1 Barato” e traz no elenco os personagens mais queridos da criançada: Cowboy Woody, Vaqueira Jessye, Patrulheiro Espacial Buzz Lightyer, Senhor Cabeça de Batata, Dinossauro Rex, camponesa Betty e soldados de plástico. A cenografia é de Gabriel Fernandes e Thi Fugikawa – que também dirige o espetáculo. Conquistando adultos e crianças pelo país, a montagem já foi vista por mais de 100 mil pessoas.

www.teatrohebraica.com.br

[separator]

O Exterminador do Futuro: Gênesis

Terminator Genisys

Direção Alan Taylor

Gênero Ação

Distribuição Paramount

Elenco Arnold Schwarzenegger, Jason Clarke, Emilia Clarke

No futuro, a resistência dos humanos é comandada por John Connor. Ele decide enviar o sargento Kyle Reese de volta ao ano de 1984, na intenção de garantir a segurança de Sarah Connor. Nesta versão diferente do passado, ele lida com novos inimigos, e conta com a ajuda inesperada do Guardião T-800. Quinto filme da franquia O Exterminador do Futuro.

[separator]

JULHO NO MEMME

Batô, com Miguel Besnos e Pedro Winter

Dia 03 de julho, às 20h30

Batô traz manouche, jazz tradicional, música brasileira, improvisação, ecos de Aranjuez, funk no tampo, música do rádio de hoje e do rádio de ontem, aproximando as coisas - por vezes através de um empurrão.  Miguel Besnos e Pedro Winter foram colegas no curso de música da UFRGS, onde estudaram violão clássico. Além dos estudos eruditos, sempre se interessaram por música popular e improvisação, cada um à sua maneira. Neste projeto buscam explorar o mundo do improviso sob diversas óticas, utilizando apenas dois violões de cordas de aço.

Show musical “Elas – a MPB entra em cena”

Dia 18 de julho, 21h

A saxofonista e cantora Neide Severo e a cantora Thali Bartikoski entram em cena com um espetáculo pra relembrar da MPB que todo mundo curte, mas nem sempre ouve. Cazuza, Marisa Monte, Djavan, Elis Regina e outros estão nessa viagem musical, que conta com a parceria certeira da pianista, violonista e também cantora Keyla Machado. Depois de incursões pelo litoral norte e interior, o trio chega a capital com um trabalho intimista, mesclando os vários elementos que formam a música popular brasileira, num mosaico que busca retratar toda a riqueza desse imenso Brasil.

Maura Salines em lançamento do disco Aquele Verão

Dia 24 de julho, às 21h

MEME – Santo de Casa Estação Cultural

Rua Lopo Gonçalves, 176 – Cidade Baixa

[separator]

Festival de Rock “Usina a Todo Gás” reunirá bandas independentes no Gasômetro 

Seis bandas da cena independente de Porto Alegre e da Região Metropolitana farão no dia 4 de julho (sábado) os shows da segunda edição do Festival de Rock “Usina a todo Gás”. A programação começa às 15h, no estacionamento do pátio da Usina do Gasômetro, na Capital (Avenida João Goulart, 551). A entrada é franca.

Estarão no palco os seguintes grupos:

Motriz - rock alternativo

Delorean – new grunge

Marittimus - rock

Niil' - rock

Samantha Freestyle – rock, groove, hip hop

Jurema Rocker's – hard rock

[separator]

AGENDA OPUS PROMOÇÕES DE JULHO

CONCERTOS COMUNITÁRIOIS EM CAXIAS DO SUL

A série Concertos Comunitários volta a Caxias do Sul no dia 5 de julho para mais uma apresentação na Igreja Capuchinhos, 19H. O espetáculo com entrada franca terá participação do Coral e da Orquestra Unisinos Anchieta ao lado dos solistas Elisa Machado (soprano), Ângela Diel (mezzo-soprano), Flávio Leite (tenor) e Daniel Germano (baixo-barítono). Com regência e direção artística do maestro Evandro Matté, o concerto apresentará a Missa da Coroação, uma das obras sacras mais aclamadas assinada por Mozart, além de composições de Strauss, Santoro, e um trecho da Ópera Carmen, de Bizet.

EVOLUTION DANCE THEATER COM O ESPETÁCULO FIREFL

A companhia eVolution Dance Theater traz a Porto Alegre o espetáculo Firefly, num mix de dança, acrobacia, vídeo-arte e muita força física no palco, terá única apresentação na Capital dia 26 de julho, às 19h, no Teatro do Bourbon Country.

O OUTRO VAN GOGH

MOnólogo com texto de Maurício Arruda de Mendonça, direção de Paulo de Moraes e interpretação de Fernando Eiras, baseado nas famosas cartas trocadas entre o pintor Vincent Van Gogh e seu irmão Theo. Na capital, a montagem terá apresentações de 31 de julho a 2 de agosto no Theatro São Pedro.

[separator]

Julho tem literatura e música na Quarta Cultural

Projeto da Fundação Sicredi terá cinco atrações nesse mês, contando com artistas como Carina Levitan e Dilmar Messias

Pra aquecer esse frio do mês de julho, a Quarta Cultural reservou cinco encontros bem especiais na sua agenda de eventos. No dia 1º, a cantora Maria Luiza, vocalista da banda Samba e Amor, apresenta um pocket show repleto de clássicos da música brasileira. Lucas de Azevedo acompanha a moça talentosa ao violão. Dia 08 é a vez de “Uma viagem em um bloco de notas”, livro escrito por Tatiana Rihan em seu bloco de notas do smartphone pelo Caminho de Santiago de Compostela. A autora conversa com o público sobre como sair da zona de conforto e olhar pra si mesmo com um grande potencial de felicidade, leveza e mudança. Inspirador! No dia 15, o projeto recebe a ilustre presença de Dilmar Messias, diretor artístico do tradicional Circo Girassol e, mais recentemente, do Theatro São Pedro. Na ocasião, ele fala sobre o seu livro “Pão & Circo – Textos, roteiros e argumentos para o picadeiro”, que mostra parte de sua produção literária ao longo dos 15 anos do Circo Girassol, do qual é fundador e diretor. Encerrando a programação de julho está Carina Levitan, no dia 29. Artista plástica e música, ela pesquisa, investiga e cria instrumentos musicais com todo tipo de material. Multitalentosa, ela compõe trilhas sonoras para peças de teatro, dança e filmes, com prêmios nacionais e internacionais. Na Quarta Cultural, Carina apresenta um pouco do trabalho em que está dedicada no momento, o projeto “Riscos no Ar” que será lançado em disco com composições próprias e inéditas. Ela fará voz e violão, acompanhada do baixista Guilherme Ceron.

Quarta Cultural – projeto cultural da Fundação Sicredi

Dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de julho, às 13h

Biblioteca do Sicredi - Av. Assis Brasil, 3940 - térreo. Porto Alegre

Entrada franca

[separator]

Heroes vai voltar

A rede norte-americana NBC divulgou a programação da fall season, período de lançamento de séries e novas temporadas. Fall season são os lançamentos de outono. No Brasil, a estréia é na primavera. Então, a NBC Agendou para 24 de setembro a estreia de Heroes: Reborn, minissérie de 13 episódios baseada na série Heroes (2006-2010). .

E a HBO anuncia para abril a sexta temporada de Game of thrones. Para quem ainda tem esperança, a produção garante que Jon Snow está definitivamente muerto.

 

That’s all, folks

[separator]

MM com MARY MEZZARI sextas 14h na DFM!

Leave a reply

Web by: DELTA